Páginas

ALEXANDRE DUMAS - O CONDE DE MONTE CRISTO


ALEXANDRE DUMAS - O CONDE DE MONTE CRISTO
Após a morte do capitão Lecrére, o jovem Edmond Dantes é nomeado o novo capitão do navio Pharaon e está prestes a se casar com a linda dama Mercedes. Mas seu companheiro de navio Danglars, movido pela raiva de não ter sido promovido e cobiça de ser capitão formula um plano junto ao amigo de Dantes, Fernand Mondego, este despeitado por não ser correspondido ao amor de Mercedes. Eles planejam se livrar de Edmond Dantes e para isso, acusam-no de um crime por conspiração política contra o governo de Napoleão Bonaparte, através de um bilhete escrito por Danglars, incriminando o inocente rapaz. O velho alfaiate Caderousse, enquanto embriaga-se de vinho no local, torna-se testemunha do ocorrido e quer interceder por Dantes, mas ameaçado e manipulado por Danglars e Mondego, amedronta-se e desiste de revelar a verdade.
Edmond Dantes, torna-se então, prisioneiro do sombrio Castelo D'If injustamente e pede que seja ouvido pelas autoridades; Mas o Mr.Villefort, o substituto procurador do Rei, decide ignorar sua ficha e deixá-lo preso mesmo sabendo de sua inocência, tudo para ter o falso mérito de lealdade ao Rei e poder ser promovido, e também para seu pai não correr o risco de ser incriminado, já que Dantes era a única pessoa que sabia da existência de uma carta contendo o seu segredo.
Após 14 anos preso, ele consegue planejar sua fuga com a ajuda de Abade Faria, um velho companheiro de encarceramento, cujo todos consideram maluco por dizer-se dono de um tesouro secreto. Este torna-se amigo de Edmond Dantes, a quem atribui todos os seus conhecimentos em artes, ciências, esgrima e outros idiomas. Quando Abade sofre um ataque, Dantes finge-se de morto em seu lugar, sendo lançado ao mar em um saco: única oportunidade que encontrou para se libertar, quando já pensava em entregar-se à morte ou à loucura. 
Sem rumo e decidido a se vingar, ele é socorrido pelo navio pirata "Jovem Amélia" e torna-se um de seus tripulantes, com o objetivo de recuperar-se fisicamente e socialmente até ter a oportunidade de desembarcar na ilha Monte Cristo, onde estaria o misterioso tesouro que Abade havia lhe falado. 
Ele segue, então, as orientações dele para chegar até o tesouro escondido na deserta ilha Monte Cristo, na esperança de retomar sua vida caso o tesouro realmente exista, ou sucumbir se for uma mera lenda. Logo, ele desenterra o tesouro da gruta e torna-se milionário. Com dinheiro e se passando por vários pseudônimos, ele recompensa os que intercederam a seu favor, no passado; e torna-se O Conde de Monte Cristo, buscando arduamente a vingança à todos que contribuíram com a destruição de sua vida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Curta Nossa Página do Facebook!


  • Desenvolvido Por Power Divulgação